segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tentação Sexual. Como superar as tentações sexuais?

Não é fácil manter-se puro no mundo de hoje o qual respira e transpira sexo. Somos simplesmente bombardeados diariamente por propagandas de todos os tipos onde a mídia tenta nos vender a idéia de que o mundo gira em torno do sexo.
 Nunca se fez tanto sexo e nunca houve tanta falta de amor entre os casais e entre as pessoas. Satanás tem deturpado tudo aquilo que Deus criou para o benefício do homem. Deus criou o sexo para unir o homem e a mulher em amor, mas em vez disto as pessoas estão apenas se usando mutuamente, e em conseqüência, estão cada vez mais distantes uma das outras, mais frias e tendo menos prazer.
 Por estas e outras razões vale a pena esperar o momento adequado para satisfazer nossas necessidades físicas, seguindo a orientação de Deus para nossa felicidade. O maior anseio da humanidade é ter uma vida feliz, só que não existe felicidade separada de Jesus Cristo. Quando o homem tenta dar um jeitinho, pegar um atalho, dar uma " mãozinha" a Deus, é então que ele fica confuso, deprimido, atrasa a realização dos sonhos que Deus tem para ele e segue os caminhos que levam à morte.

O pior desta situação, é que para a pessoa cristã existe o problema da culpa. Por um lado ela se sente mal por não ter a chance de fazer sexo, e por outro se sente culpado por ter o desejo sexual. Na realidade dentro de nós existe este conflito constante entre a nova e a velha natureza. O que fazer então para ter uma vida vitoriosa e encontrar a paz permanente?

Primeiramente saiba que você não é a única pessoa que passa por este dilema. O apóstolo Paulo teve experiência semelhante, pois fazia exatamente o que não queria e aquilo que era certo fazer, ou seja, a vontade de Deus, ele não conseguia, embora quisesse. Desesperado em sua agonia, clamou a Deus: "Miserável homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte?". Leia em Romanos 7:14-25 esta luta pessoal de Paulo e como ele encontrou a solução, se apegou na graça e na misericórdia de Jesus Cristo.

Esta era a luta de Paulo, esta é a minha e a sua luta. A diferença entre vitória e fracasso não depende de nossas habilidades pessoais, mas sim em quem depositamos nossa confiança. 

(Isaías 27:5) - Que os homens se apoderem da minha força e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo.

Existe uma diferença entre uma necessidade real e legítima, e a maneira de suprir esta necessidade. A carência por sexo, afeição, companheirismo, amizade e carinho, é totalmente correta. Foi Deus quem colocou dentro de nós, seres humanos, estes sentimentos e esta necessidade de ser reconhecido. O problema está na maneira que nós utilizamos para suprir estas carências. Como elas foram criadas por Deus, sem Ele jamais conseguiremos a satisfação dos nossos desejos.

O ponto de partida para uma vida vitoriosa, é primeiramente ter certeza do perdão divino quanto a nossas falhas passadas. Cristo não veio ao mundo para condenar pecadores, mas para salvá-los.

Depois da certeza do perdão, o próximo passo é alimentar a nova natureza com a vida de Cristo, através de um relacionamento diário com Ele. Pela contemplação, através do louvor, do estudo da Bíblia, e também pela oração, somos transformados. Se contemplamos a Cristo seremos paulatinamente transformados a Sua semelhança.

Passos adicionais podem incluir: a contemplação somente do que é belo, puro, nobre e bom. A prática de algum esporte, como a natação ou até mesmo longas caminhadas. O desenvolvimento de hobbies. O hábito de interessar-se mais pelos semelhantes e ajudar pessoas necessitadas.

Seja sincero e honesto ao compartilhar com Cristo seus verdadeiros sentimentos, seus sonhos, suas decepções, suas frustrações e seus desejos. Ele está vendo sua luta e se compadece intercedendo por você junto a Deus.

Não importa qual a fraqueza pessoal ou força da tentação. Cristo é o libertador. Ele veio para libertar-nos do poder do pecado e para nos dar a paz e a alegria de uma vida em harmonia com Ele. Ele quer e pode lhe ajudar.

Tenha a certeza de que cada passo dado na direção da abstinência sexual somente estará contribuindo para sua maior felicidade nesta vida. Isto porque Deus lhe ama demais. O que ele pede é apenas para o seu bem.

Jobson Dornelles Santos
EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIA ONLINE

7 comentários:

  1. Muito bom.
    "Miserável homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte?". Leia em Romanos 7:14-25.
    Isso já responde todo artigo. Paz Anselmo!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Rô.
    Paulo nesse texto "desnuda" a essência humana.Nos mostra quem realmente somos e o constante cuidado que precisamos tomar para continuarmos de pé.
    Paz!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Pastor Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Por nada.
    Que Deus abençoe sua vida ricamente.
    Paz!

    ResponderExcluir
  5. pastor! foi deus que criou o casamento?? deve ser um horror para um casal casado há mais de 30 anos sentir tesão um pelo outro, deve ser por isso que tem tanta gente mal humorada por ai, rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. pastor anselmo! é por essas e outras, que saí fora, na minha igreja vi pessoalmente muita traição, era choro pra todo lado, tinha um presbítero casado, e uma obreira casada, que iam pro interior evangelizar na cidade de caconde, descobriu-se mais tarde que eles evangelizavam durante o dia, mas a noite........ conheci irmãos de sangue e em cristo, que transaram com a mulher do outro, foi um escândalo, muita choradeira, o evangelho pastor é lindo, maravilhoso, na teoria!!!!! mas..... na prática. bem, se não me engano jesus disse que se desejares a mulher do próximo no pensamento, você já pecou, então......

    ResponderExcluir
  7. Robson.
    Todo homem está sujeito ao pecado, ao erro.É claro que sobre nós pesará mais duro juízo.É possível viver uma vida de santidade nessa área.Possível sim, porém concordo que não é fácil.
    E, é exatamente isso que nos separa dos irracionais,o poder de decidir o que vamos ou não fazer.A maioria sabe exatamente como evitar, porém alguns tropeçam no caminho.Isso não invalida a orientação de Deus para com as questões sexuais. Não podemos é tomar as exceções como regra.
    Paz!

    ResponderExcluir

Será sempre um prazer publicar seu comentário. Porém, evite linguagem ofensiva, expresse sua opinião com amor. Discordar não é o problema e sim a forma como alguns o fazem.