quarta-feira, 4 de maio de 2016

10 coisas que os homens precisam saber depois que a mulher vira mãe

Novas mamães, confiram este artigo excelente e compartilhem com os maridos, que precisam aprender algumas coisinhas depois que o bebê nasce.

  • Este artigo foi originalmente publicado no blog De Mãe para Mamãe e republicado aqui com permissão.
    Quando se sai do hospital com um bebê nos braços, todos os pais de primeira viagem tentam encontrar em algum lugar, o manual de instruções para saber manusear aquele bonequinho que acabaram de ganhar, só que infelizmente, esse manual tão desejado não existe. Enquanto o manual de instruções do bebê é algo óbvio, um manual de instruções para o pai aprender a lidar com a "nova" esposa está longe de ser algo que costuma ser solicitado… Até um determinado momento.
    Quando nasce um bebê, nasce junto uma nova mulher. Temos que reconhecer, nunca mais seremos as mesmas! Tudo muda e os nossos maridos geralmente ficam perdidos em meio a tanta mudança. Vamos então ver a lista das 10 coisas que todos os novos pais deveriam saber antes da nova mãe "chegar".
    Pensando nisso, resolvi fazer uma lista de coisas que todo o marido precisa ler depois que a sua mulher vira mãe:
  • 1. A mulher se sente feia

    Há tantos sentimentos conflitantes sobre como ela se sente naquele momento com o seu corpo, que homem nenhum imagina. Por um lado, ela realmente acredita que é uma das criaturas mais incríveis do mundo porque gerou um ser humano, mas por outro lado, ela se sente muito mal com o resultado de tudo isso. Complexo, eu sei! Veja só, a barriga (uma das partes do corpo que a mulher mais preza) foi esticada e só Deus sabe como não estourou. Se ganhou estrias então, o caso fica mais grave. Ganhou peso, coisa que mulher nenhuma gosta; e provavelmente, na reta final da gravidez, inchou e ganhou algumas manchas no rosto. Que mulher iria gostar de se sentir marcada e inchada? O peito é relativo, pois tem mulher que ama ter ficado com mais peito (as que tinham pouco) e tem mulher que ainda teve que levar com uma sobrecarga de peito na coluna, porque já tinha peito demais antes de engravidar. Como vê, a parte física da coisa, muito sutilmente aqui apresentada, é de deixar qualquer mulher deitada numa cama chorando durante um bom tempo seguido. O que você pode fazer: Nunca deixe de elogiar a sua mulher, no entanto não exagere nos elogios, pois muito provavelmente a sua mulher não é cega e sabe bem o que está acontecendo com o seu corpo. Quando a elogiar, olhe nos seus olhos. Toque nela, mas toque com carinho. Nunca deixe de olhar de frente para ela. Quando ela lhe perguntar algo sobre o seu corpo, responda a verdade. Se ela tiver acima do peso, diga-lhe que ela logo irá voltar ao normal. Que o seu corpo está assim porque ela lhe deu o maior presente que poderia ter dado, e que isso para você, nesse momento, não interessa para nada.
  • 2. A mulher está obcecada pelo bebê

    Simples assim. Embora ela ainda esteja no processo de assimilar tudo o que está acontecendo com a sua vida por conta daquele bebê, e isso faça com que por breves momentos ela tenha crises de choro (o famoso baby blues) pelas mudanças irreversíveis que a sua vida sofreu, ela está completamente obcecada por ele. O que mais você vai vê-la fazendo, é tirar fotos do bebê para postar nas redes sociais, e o seu assunto não é outro, literalmente senão, O BEBÊ! O que você pode fazer: Esperar pacientemente que essa fase passe. Essa obsessão faz parte de todo o processo de adaptação. É também o instinto materno falando mais alto. Ela simplesmente não consegue controlar.
  • 3. A mulher está com medo

    Tudo é novo, você já sabe disso, mas para ela, esse novo chega a ser aterrorizante. Neste momento, a coisa que ela mais quer é não errar! É como uma prova de exame. Ela levou nove meses estudando e se preparando, e agora chegou a hora da verdade. Ela está sendo avaliada por ela mesma, antes de tudo e todos, e se cobra o tempo todo. Se permitir errar está fora de questão. Além disso, tem todo um mundo de gente opinando e querendo ajudar, o que para ela é bom, mas é sufocante. Principalmente pessoas que ela tenha uma relação delicada (geralmente a sogra). A presença de pessoas de certa forma a intimida e a deixa mais estressada. O que você pode fazer: Jogar na cara que tudo isso é hormonal simplesmente não vai ajudar… Aliás, vai piorar! Não seja mais um peso, mais um analisando, cobrando e julgando. Saiba que ela está dando o melhor que pode e sabe dar e precisa do seu apoio, do seu carinho e compreensão. Por mais que você não esteja entendendo o que está acontecendo, e ache tudo aquilo louco demais, mais uma vez, saiba que faz parte e vai passar. Tente passar-lhe confiança. Diga-lhe que errar é normal, e que o que importa realmente é que vocês estão juntos nessa e você tem certeza que ela está sendo a melhor mãe que você poderia ter escolhido para o seu filho. E se não esqueça, diga isso sempre olhando nos olhos e sempre que puder toque nela com carinho. Um abraço nessas horas e boas palavras ajudam bastante.
  • 4. A mulher está sempre na defensiva

    Imagine como fica a cabeça desta mulher. Todo o mundo tem um pitaco pra dar. A sua mãe acha que ela deve voltar logo ao trabalho, a sua tia acha que ela não está amamentando direito, a amiga que teve filho 5 semanas antes sempre querendo dar uma opinião por ter "mais experiência", sua sogra querendo ser também mãe do bebê… Não é nada fácil e a defesa é ficar na defensiva. O que você pode fazer: Fique do lado dela (rsrs) é o melhor a fazer. Quando ela tiver calma, aí você sutilmente mostre que estão tentando ajudá-la e que ela não precisa estar tanto na defensiva, mas faça isso quando o terreno estiver seguro (rsrs).
  • 5. A mulher não pode ficar brava com o bebê

    Logicamente, a nova mamãe sabe que o grande culpado por ela não dormir, não se cuidar, não conseguir sequer socializar, é o bebê, mas ela não pode "descontar" nele a sua raiva, ele é apenas um bebê e ela sabe disso! Então quem está mais próximo costuma pagar por tudo e por nada. O que você pode fazer: Infelizmente o conselho que tenho a dar não é algo que o vá agradar muito (rsrs), mas é o único que sei que vai funcionar de verdade. Seja um saco de pancada, pelo seu filho e pela sanidade mental da sua mulher (rsrs). Essa fase também passa. Tente descontar fazendo exercício, por exemplo, ajuda bastante.
  • 6. A mulher não tem nada pra vestir

    Este ponto é mais frustração que tristeza. A mulher estava farta de vestir roupas de grávida, que geralmente não costuma ter muita variedade e tira um pouco do glamour feminino. Acaba de ter bebê e nem as suas roupas pré-mamães lhe ficam bem, nem as roupas do seu guarda-roupa pré-gestação lhe servem ainda. E pra piorar, ela se recusa a comprar roupa, pois na cabeça dela, logo ela voltará ao normal. O que você pode fazer: De fato, não tem muito a fazer. Você elogiá-la como mãe talvez desvie a atenção dela. Estimule-a a fazer uma boa alimentação, a tomar muita água e a amamentar o bebê, pois a amamentação é o que vai fazê-la emagrecer muito rápido.
  • 7. A mulher precisa de proteção

    Acho que as mulheres sempre querem que seus homens sejam seus protetores, mas acho que essa necessidade vai muito além quando ela se torna mãe. Ela precisa que você seja a barreira entre ela e o mundo exterior. Se ela não estiver disposta a receber convidados, ela precisa que seja você a negar essa visita, por exemplo. Coisas que antes ela resolvia, neste momento ela precisa que seja você a resolver. O que você pode fazer: Para o caso de acontecer algum imprevisto que a deixe mais tensa, o ideal é ela escutar da sua boca: Deixa que eu resolvo isso!
  • 8. A mulher precisa de permissão para descansar

    A maioria das mulheres vai para a maternidade realmente acreditando que podem fazer tudo. Que todas as outras mães com casas sujas e bebês irritadiços estavam fazendo algo errado. O complexo dom maternidade leva ao esgotamento rapidinho. A pior parte é que a maioria das mães se recusa a admitir que chegaram no limite. "Dê-lhe permissão" para que a sua mulher descanse. Saliente que ela precisa tirar um cochilo ou assistir um pouco televisão para relaxar sempre que o bebê dormir. Se ela tentar argumentar, lembre-a de que você a está simplesmente protegendo… de si mesma.
  • 9. A mulher precisa que lhe perguntem se ela precisa de alguma coisa

    Estou falando isso porque eu já fui mãe e sei o quanto isso é importante. As pessoas podem ter tido experiências com outras mamães e tal, mas cada mãe tem o seu ritmo e jeito de ser, e ela gostará mais se lhe perguntarem do que ela realmente está precisando do que invadam "a sua vida" sem perguntar.
  • 10. A mulher te ama

    Ela adora ver que você também se tornou pai. Ela adora ouvir da sua boca como esse novo ser humano está mudando você. Ela adora que o pequeno ser humano tem as suas orelhas e pés. Pode não parecer lógico, mas cada vez que você se relacionar com aquele bebezinho, estará se ligando cada vez mais a ela. Ver você se transformar num paizão na primeira fila do filme da vida dela, não tem preço e acredite, em 6-8 semanas as coisas começam a melhorar.
  • Por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será sempre um prazer publicar seu comentário. Porém, evite linguagem ofensiva, expresse sua opinião com amor. Discordar não é o problema e sim a forma como alguns o fazem.