quinta-feira, 17 de outubro de 2013

COMO POSSO ACHAR UM CÔNJUGE?

A maioria de nós cresceu ouvindo historias de suspense ou lendo romances, em que o príncipe encantado levava a mocinha pobre embora no seu cavalo, e eles viveram uma vida longa e feliz. Mas na vida real isso não acontece, e há milhares de pessoas solitárias. Como podemos achar um cônjuge?

Aqui seguem algumas sugestões que podem ser útil a você nessa busca.
1. Coloque a sua vida por completa nas mãos do Senhor através de uma dedicação consciente. Faça o Senhor Jesus não somente o seu Salvador, mas também o Senhor ( dono) da sua vida.
2. Reflita em como você poderá crescer espiritualmente. Seu crescimento e maturidade espiritual são essenciais, independentemente se você se casará ou não. Maturidade espiritual também ajudará você a receber a direção de Deus neste assunto tão importante.
3. Esqueça o “príncipe encantado” e deixe para Deus escolher a pessoa para você. Às vezes os nossos sonhos podem ser de Deus, mas na maioria das vezes são resultados de ter visto filmes ou lido romances em excesso. Aprenda a diferença entre atração física e amor verdadeiro, que realisticamente aceita o parceiro com ele é.

4. Em muitos países existem serviços de intermediação entre homens e mulheres, que desejam se casar. Muitas vezes trabalham através de análises por computador. Você preencha um formulário com seus dados, e o computador procura a pessoa indicada para você, com gostos e caraterísticas idênticos. Neste caso, duas pessoas que se parecem, estão sendo aproximados. Se as duas são irados, poderão ter brigas fortes com pratos voando pela cozinha!  Na verdade, se Deus aproxima duas pessoas, estas até poderão ter algumas caraterísticas idênticas. Porém, muitas vezes tem caraterísticas diferentes. Uma pode ser introvertida e tranquila, a outra extrovertida e exuberante. Deus deseja que nós nos completamos, e mutuamente auxiliamos. Não é necessário que somos iguais.

5. Decida nunca se casar ou mesmo sair com um(a) eventual candidato(a) que não seja cristã(o). A Bíblia nos indica que não devemos entrar em jugo desigual com um incrédulo, porque entre luz e trevas não  pode haver comunhão.
6. Começa a orar por um cônjuge, e agradecer a Deus pelo cônjuge que Ele tem para você. Creia que Ele ouvirá a sua oração, e que Ele irá unir vocês. Lembre-se que Deus não é limitado a sua igreja ou círculo de vivência. Ele poderá , se isso for da vontade dEle, trazer uma pessoa do outro lado do mundo para você.
7. Não diga: o que um cônjuge poderá me oferecer? Mas diga: o que EU tenho para oferecer ao meu futuro cônjuge?    Se você desejar que o seu futuro cônjuge tenha qualidades, você mesmo tem que desenvolver qualidades na sua vida. Aprenda a arte de conversar com as pessoas, se interessando por elas, e de amá-las. Homens e mulheres são atraídas a pessoas que amam, que se interessam pela vida dos outros, que tem personalidades amáveis. Pare de pensar somente em você e nas suas coisas e interesses e começa a ter interesse em outras pessoas.
8. Preenche os anos que você passa sozinho(a) com coisas construtivas. Apoie a sua igreja, doe tempo a Deus e a outros. Talvez você poderá passar algum tempo fora do país, para ajudar em missões; começa ter um hobby ou faça um curso, para ter uma escolarização melhor, ou faça um curso num seminário.
9. Tente elaborar e ficar livre de complexos e obsessões, antes que você se case. Todos nós precisamos de cura interior em algumas áreas das nossas vidas. Se duas pessoas entrarão no casamento com um saco de problemas nas costas, somara dois sacos!
10. Muito cristãos não cuidam da sua aparência, pensando que somente a beleza interior é importante. Poucos de nós tem um rosto ou um corpo perfeito, mas cada pessoa pode ser atraente, se esta se cuidar. Conselho para as moças: experimente um corte de cabelo diferente, ou um estilo de roupas diferente. Se você é obeso(a) aprenda a se alimentar de forma equilibrada, faça exercícios físicos, tome dois litros de água por dia. Se você cuidar do seu físico, você terá mais auto-confiança. Porém, há o excesso inverso também: homens e mulheres obcecados em cuidar do físico, roupas e dietas. Seja moderado. Moça, não pense, que através do seu estilo sensual de se vestir você atrairá o príncipe encantado. Homens cristãos, que levam a sua vida com Deus e sua pureza a sério, vêem na moça sensual uma tentação, porque pensam que ela  se oferece para aventuras sexuais. Eles portanto fugirão de uma moça vestida e comportando-se de forma sensual. 
11. Ore, que Deus lhe mostre o seu plano para a sua vida. Talvez Ele tenha um ministério ou uma direção  especial para você. Você somente poderá achar o melhor de Deus para você, se você  trilhar o caminho que Ele lhe indica. Uma moça foi à Africa para fazer um trabalho missionário entre uma tribo. Durante muitos anos ela era a única estrangeira na tribo e na região. Quando um homem sueco visitou o posto missionário, o Senhor lhe falou que este homem seria seu marido. Ela era bastante sábia e espiritual para não se manifestar a respeito. Depois de um tempo, ele a pediu em casamento. A obediência com qual ela seguiu o caminho do Senhor deram a ela um grande presente: um marido que trabalharia ao lado dela.
12. Se você terminou um relacionamento ou divorciou-se, não foge imediatamente num relacionamento novo. Você precisa de tempo para se equilibrar. Não leva as frustrações de um relacionamento terminado para dentro de um novo relacionamento. Também peça a Deus para lhe mostrar as áreas na sua vida que necessitam de correção. Se você não fizer isso, o seu novo relacionamento também poderá terminar.
13. Moça, aprenda a cozinhar, decorar, costurar......prepares-se de maneira pratica para o casamento.
14. Evite situações na qual você, sentindo-se solitário, poderá ser tentado a ceder a ter  um  relacionamento sexual. Isso poderá acontecer quando alguém lhe oferece uma carona do serviço para casa; não convide uma pessoa do  sexo oposto sozinho para a sua casa ou apartamento onde você se encontra sozinho; não peça aconselhamento de uma pessoa do sexo oposto sozinho. Se você necessitar de aconselhamento ou oração, procure uma pessoa do mesmo sexo, ou marca com seu pastor e a esposa dele.
15. Muitas pessoas se casam porque receberam uma profecia ou palavra de conhecimento, que tal pessoa era para elas. Isso é perigoso e irresponsável, e eu nunca ouvi de um caso em que o casamento era feliz. Os dons do Espírito podem confirmar um amor. Mas somente, se Deus já nos mostrou pessoalmente que o relacionamento era da vontade dEle, Se não existir amor entre as duas pessoas, deve-se descartar esse “profecia”.
16. Em alguns casos Deus poderá ter um ministério para uma pessoa, que poderá ser melhor executada, se a pessoa permanecer solteira – durante uma fase da sua vida, ou durante toda a sua vida.  Se você tem a impressão que Deus pedirá a você esse  sacrifício, você poderá pedir que Ele faça cessar o desejo de casar em você, e que lhe dê o “dom do apóstolo Paulo”, de não sentir necessidade de um relacionamento sexual. Tenha a certeza que você será mais feliz, solteiro(a), realizando o plano de Deus na sua vida, do que casado(a) fora da vontade de Deus.

Fonte:Ministério Apoio
Adaptado e traduzido de um artigo de Helen Jesze, da revista ‘Christina”, por Trijnie van Eijk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será sempre um prazer publicar seu comentário. Porém, evite linguagem ofensiva, expresse sua opinião com amor. Discordar não é o problema e sim a forma como alguns o fazem.